Por Joyce Macedo
Os olhos
do mundo inteiro estão voltados para o Brasil por uma série de motivos que vão
desde a escolha do país para sediar os principais eventos esportivos do mundo
nos próximos anos, passando pelo crescimento acelerado da nossa economia e até
mesmo por sermos alvo do programa de espionagem do governo dos Estados Unidos.
Estreitando
um pouco o campo de visão e focando apenas no segmento de tecnologia, o Brasil
também está emergindo como um dos países mais experientes nas mídias sociais.
Um relatório recente do eMarketer aponta que 79% dos usuários de internet no
Brasil (cerca de 78 milhões de pessoas) estão presentes nas mídias sociais.
É
impossível ignorar também a presença dos brasileiros no Facebook: são 76
milhões de usuários na rede social, número que fica abaixo apenas dos Estados
Unidos e da Índia. Mais que isso, o país possui alguns dos internautas mais assíduos no site de Mark Zuckerberg em todo o mundo.
São 47 milhões de brasileiros acessando a plataforma diariamente, o que coloca
o Brasil na segunda posição do ranking mundial, atrás apenas dos Estados
Unidos.
Com a
saturação da mídia social aparecendo nos Estados Unidos e Europa, com os
cidadãos chineses presos a uma grande barreira eletrônica (sem acesso legal ao
Facebook e Twitter), e com a Índia ainda em
estágios relativamente iniciais de revolução da internet, o
Brasil de repente parece ganhar um título considerado "improvável"
por Ryan Holmes: a terra das mídias sociais. E o executivo
realmente entende do assunto, afinal ele é CEO da Hootsuite, um dos
sistemas de gerenciamento de mídias sociais mais populares do mundo.
Durante a
última década, a classe média do país expandiu-se dramaticamente, com um
crescimento de 40%, e agora já engloba mais da metade da população. Os esforços
do governo para conectar o Brasil resultaram em cerca de 100 milhões de
brasileiros online, e a estimativa é de que até 80% da população tenha acesso à internet em
2016.
E a
grande atração da internet no país são as mídias sociais – 36% do
tempo online dos brasileiros é gasto com essas plataformas. Diferente de outros
países, o Brasil tem uma cultura de ser mais social, tanto virtual quanto
pessoalmente. É difícil para muitos estrangeiros iniciar uma conversa
despretensiosa com um estranho enquanto aguarda em uma fila, por exemplo.
Os
consumidores do Brasil estão ansiosos para gastar seu dinheiro, e com um número
cada vez mais crescente de pessoas que compram smartphones e computadores, os
sinais apontam pra um crescimento contínuo em termos de conectividade no país.
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/O-futuro-das-midias-sociais-esta-no-Brasil/#ixzz2iH9xC2KQ
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