domingo, 20 de outubro de 2013

Pesquisa: o futuro das mídias sociais está no Brasil

Por Joyce Macedo  




Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Brasil por uma série de motivos que vão desde a escolha do país para sediar os principais eventos esportivos do mundo nos próximos anos, passando pelo crescimento acelerado da nossa economia e até mesmo por sermos alvo do programa de espionagem do governo dos Estados Unidos.
Estreitando um pouco o campo de visão e focando apenas no segmento de tecnologia, o Brasil também está emergindo como um dos países mais experientes nas mídias sociais. Um relatório recente do eMarketer aponta que 79% dos usuários de internet no Brasil (cerca de 78 milhões de pessoas) estão presentes nas mídias sociais.
É impossível ignorar também a presença dos brasileiros no Facebook: são 76 milhões de usuários na rede social, número que fica abaixo apenas dos Estados Unidos e da Índia. Mais que isso, o país possui alguns dos internautas mais assíduos no site de Mark Zuckerberg em todo o mundo. São 47 milhões de brasileiros acessando a plataforma diariamente, o que coloca o Brasil na segunda posição do ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.
Com a saturação da mídia social aparecendo nos Estados Unidos e Europa, com os cidadãos chineses presos a uma grande barreira eletrônica (sem acesso legal ao Facebook e Twitter), e com a Índia ainda em estágios relativamente iniciais de revolução da internet, o Brasil de repente parece ganhar um título considerado "improvável" por Ryan Holmes: a terra das mídias sociais. E o executivo realmente entende do assunto, afinal ele é CEO da Hootsuite, um dos sistemas de gerenciamento de mídias sociais mais populares do mundo.
Durante a última década, a classe média do país expandiu-se dramaticamente, com um crescimento de 40%, e agora já engloba mais da metade da população. Os esforços do governo para conectar o Brasil resultaram em cerca de 100 milhões de brasileiros online, e a estimativa é de que até 80% da população tenha acesso à internet em 2016.
E a grande atração da internet no país são as mídias sociais – 36% do tempo online dos brasileiros é gasto com essas plataformas. Diferente de outros países, o Brasil tem uma cultura de ser mais social, tanto virtual quanto pessoalmente. É difícil para muitos estrangeiros iniciar uma conversa despretensiosa com um estranho enquanto aguarda em uma fila, por exemplo.
Os consumidores do Brasil estão ansiosos para gastar seu dinheiro, e com um número cada vez mais crescente de pessoas que compram smartphones e computadores, os sinais apontam pra um crescimento contínuo em termos de conectividade no país.



Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/O-futuro-das-midias-sociais-esta-no-Brasil/#ixzz2iH9xC2KQ



Nenhum comentário:

Postar um comentário