PATRICIA PINTO DA SILVA
Resumo
Este trabalho tem como foco a utilização do computador como importante ferramenta para a inclusão digital paralelo a possibilidade pedagógica e as suas implicações. O estudo pretende destacar a necessidade que a escola tem de incluir seus alunos digitalmente, de forma a despertá–los para o mundo digital decorrente da globalização e do avanço tecnológico. Pretende–se ainda elencar um novo paradigma que está surgindo em meio a tal transformação social que é o fenômeno denominado: “Letramento Digital”, valorizando aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Refletirei sobre a idéia de que a escola é uma organização e como toda organização passa por mudanças e adaptações, as quais atualmente estão voltadas para a Era da Informação e a Inclusão Digital. O uso do computador além de incluir digitalmente, também pode ser utilizado como uma possibilidade pedagógica, o que gera algumas implicações. Como toda mudança, a inclusão digital, a partir do letramento digital, será um processo lento e gradual, que acarretará problemas e dificuldades, abordarei alguns desses aspectos em meu trabalho, mas poderão surgir muitos outros, ainda não existentes ou não previstos. O uso do computador é algo atual e muito discutido, portanto este trabalho será mais uma contribuição para que tal uso produza resultados positivos na formação de nossos alunos.
Palavras-chave:
letramento digital, inclusão digital, era da informação.
O tema deste trabalho de conclusão de curso remete-nos a dois termos: letramento, que significa muito mais que alfabetizar, significa (...).
Texto completo em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_918.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário