terça-feira, 20 de agosto de 2013

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE IDIOMAS


Gerson Bruno Forgiarini de Quadros – UCPel
Instituição Financiadora – FAPERGS/CAPES


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Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo mostrar os elementos que envolvem a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE) em uma comunidade virtual de aprendizagem de idiomas conhecida como Livemocha. O propósito dessa comunidade é dar aos aprendizes a possibilidade de compartilhar interesses em comum, como aprender o espanhol, conhecer pessoas ao redor do mundo e suas culturas. Desse modo, o estudo de caso realizado nesta investigação, considerada netnográfica, buscou compreender, sob a ótica da Teoria da Atividade (TA) e das Comunidades de Aprendizagem, o modo como os estudantes de uma escola pública, sujeitos do estudo, se mobilizaram para construir seus conhecimentos em relação a um idioma estrangeiro em um ambiente virtual de aprendizagem. Os dados mostram que o sistema da atividade de aprendizagem de espanhol, mediado pelo Livemocha, é organizado e regido por regras e divisão de tarefas, assim como os sujeitos nos processos de aprendizagem integram onde o sujeito ora é aluno, ora professor. Identificou-se que os sujeitos integrados à comunidade virtual e com orientação presencial se mantiveram motivados para a sua aprendizagem. Mas à medida que atividades se repetiam e as interações presenciais foram reduzindo houve desinteresse e perda de estímulo. Esse fenômeno se explica pela noção de Entropia Sociointerativa na qual a energia da interatividade na comunidade virtual é fundamental para que ela se sustente.
Palavras-chave: Comunidades virtuais, aprendizagem, idiomas.

Fonte: UCS
 

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