sexta-feira, 14 de junho de 2013

 ENPLEE VII
 
 PIBID LETRAS ESPANHOL DA UEL
NO CERVANTES CURITIBA!!!

Apresentação do livro: El español en Línea de Mira: enlaces lingüísticos, literarios y metodológicos, das autoras: Dra. Valdirene F. Zorzo-Veloso, Dra. Claúdia Cristina Ferreira e Mª Arelis Felipe Ortigoza.

 

¿Lo pasado pasado está? Cómo tratar las dificultades de los alumnos brasileños con las formas de los pretéritos foi o minicurso apresentado hoje pelas professoras:  Gisele R. da Silva e professora Mª del Carmen Jorba Sainz de la Maza Ravaglio. O objetivo desta oficina é apresentar atividades didáticas para trabalhar os três pretéritos do Espanhol: o pretérito perfecto, o pretérito indefinido e o pretérito imperfecto.
 
______________________________________________________________________
ENPLEE VII
 
FRONTERAS FORMATIVAS EN LAS CARRERAS DE LETRAS ESPAÑOL:
UNA MIRADA HACIA EL FUTURO
 
A professora Dra. Valdirene Zorzo-Veloso junto às professoras: Mª Ana Raquel A. Cavenaghi, Mª Arelis F. Ortigoza e Mª Naely I. Pizzi Cazarin apresentou o trabalho: Fronteras Formativas en las Carreras de Letras Español: Una Mirada Hacia el Futuro que tem como objetivo descrever as ações do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, custeado pela CAPES. O curso de Letras-Espanhol da UEL participa com dois subprojetos que integram seis escolas públicas de ensino regular, cada qual com um professor que atua no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - CELEM. Las temáticas centrales de esos proyectos son los géneros textuales y las nuevas tecnologías de la información y comunicación (TICs) dirigidos al proceso de enseñanza y aprendizaje de E/LE. En Brasil, muchas investigaciones evidencian la relevancia de los géneros discursivos electrónicos y de la tecnología como motivadores en el proceso educacional (PAIVA,2001; MARCUSCHI, 2002; MARCUSCHI e xavier, 2004; ARAÚJO & BIASI-RODRIGUES,2005).

 
_______________________________________________________________________

ENPLEE VII
CONHECENDO O PIBID LETRAS ESPANHOL DA UEL
A bolsista Andréa Ribeiro sob a orientação das professoras (coordenadoras): Mª Ana Raquel Abelha Cavenaghi e Dra. Valdirene Zorzo-Veloso apresentou o trabalho: Conhecendo o PIBID Letras-Espanhol da UEL que tem como objetivo incentivar alunos da licenciatura a atuarem no contexto escolar juntamente com professores de espanhol das escolas públicas estaduais da educação básica por meio de um processo de co-formação que envolve a articulação entre teoria e prática promovendo a qualidade das ações acadêmicas sob a coordenação de professores de língua espanhola da UEL.
A criação do blog do PIBID Letras Espanhol da UEL vem permitindo explorar as possibilidades pedagógicas da Internet para o processo de ensino-aprendizagem de espanhol promovendo acesso a notícias sobre o idioma, leituras de formação e conhecimento das ações realizadas.
 
 
_______________________________________________________________________
 
ENPLEE VII
 
PIBID LETRAS ESPANHOL: O BLOG COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
 
A bolsista  Débora F. Beneciutti, a professora do CELEM Cristiane M. A. Pelissári sob a orientação da professora (coordenadora) Dra. Valdirene Zorzo-Veloso expuseram o trabalho: PIBID Letras Espanhol: o blog como alternativa didática no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
A presente comunicação tem como objetivo apresentar alguns resultados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) do Curso de Letras Espanhol que é desenvolvido em parceria com Escolas Públicas Estaduais da cidade de Londrina no Paraná. Por meio de ações que envolvem coordenadoras, supervisores e bolsistas do PIBID, busca-se discutir a utilização dos gêneros textuais nas aulas de espanhol como língua estrangeira bem como a criaçãode materiais didáticos e implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula.
 
_______________________________________________________________________
 ENPLEE VII
PIBID LETRAS ESPANHOL NO CELEM: GÊNEROS TEXTUAIS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
O bolsista Luís F. M. do Nascimento, a professora do CELEM, Márcia R. S. W. Claudino sob a orientação das professoras (coordenadoras): Mª Arelis Felipe Ortigoza e Mª Naely Iamarino P. Cazarin apresentaram a comunicação PIBID Letras Espanhol no Celem: Gêneros Textuais e Relatos de Experiências Didáticas.
O PIBID Espanhol UEL por meio de discussões envolvendo coordenadoras, supervisores e bolsistas promove a elaboração de ações que proporcionam oportunidades de melhorias na carreira profissional bem como na realidade educacional. As atividades desenvolvidas estão relacionadas ao uso dos gêneros textuais, à criação de materiais didáticos e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula. O objetivo principal do Projeto é contribuir para a formação docente, estimular a formação continuada e refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem do espanhol como LE.
 
_______________________________________________________________________
 III SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
UNESP DE ASSIS
III SELES- Sessões de Comunicação
Na Sessão II, na sala 05, Prédio I (Letras) com a monitora Lariane foi apresentado pelas professoras: Mª Ana Raquel Abelha Cavenaghi e  Mª Naely Iamarino Pizzi Cazarin o trabalho: Ações de consolidação da língua Espanhola na cidade de Londrina (PR) por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UEL).
Na Sessão IV, na sala 09, Prédio I (Letras) com a monitora Layna foi apresentada a comunicação: O PIBID Espanhol: trabalho, realidade e língua Espanhola pelo bolsista Massao Kawahama.
________________________________________________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário