domingo, 4 de novembro de 2012


UMA TARDE, NO PROGRAMA AMÉRICA LATINA CANTA...


No dia 31 de outubro, participamos do programa América Latina Canta, com Azucena Geymonat Oberdiek (Rádio UEL) que nos recebeu carinhosamente.
Entre os convidados, estavam presentes: a professora coordenadora do subprojeto PIBID Espanhol UEL, Valdirene Zorzo- Veloso, o professor João Marcos Nagy (CELEM), das escolas estaduais: Antônio Moraes de Barros e Colégio Aplicação. As alunas dos colégios: Benjamin Constant, Rita Moralles Louvison, e, Aplicação, Heloisa Ermel e Jonah Massao, bolsista do PIBID Espanhol UEL.

Azucena nos comentou que fez parte da primeira turma de professores de Espanhol em Londrina no ano de 1987: Em Londrina achei um campo propício. Além do CELEM, fui professora no Instituto Cultura (daqueles anos), na Escola Littera e no meio do ano na Aliança Francesa que nos acolheu a mim, e, minha amiga que hoje é diretora do Corso Itália (onde eu tenho alguns alunos até hoje). Além disso, dei aula na Folha de Londrina e na Acil, quando me chamaram para atender um grupo”.

No Brasil, ela morou somente em Londrina participando esporadicamente de cursos breves para professores, como professora.
           Ao final de nossa participação no programa América Latina Canta, Azucena nos deixou a seguinte mensagem: “A los futuros profesores de Español: el mensaje en anejo, de A. Lerner, y, mi deseo de que lean, acompañe este pensamiento de Zigmunt Bauman (80 y tantos años, del libro El arte de la vida). Nuestra vidas...son obras de arte. Para vivir como exige el arte de la vida, debemos, como cualquier otro tipo de artista, establecer desafíos...difíciles de confrontar directamente; debemos elegir blancos que están...mucho más allá de nuestro alcance...(y continúa)...Precisamos intentar lo imposible’. (Sin querer, me salió en español), risos.”

 
 

A reportagem com o pessoal do CELEM e do PIBID Espanhol UEL irá ao ar hoje 04/11. Sintonize na Rádio UEL FM 107,9. Ou, acompanhe no endereço eletrônico: http://www.uel.br/uelfm/arquivo.php?id=9788.
 
Andréa Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário